10-dicas-de-prevencao-rodoviaria

10 dicas de prevenção rodoviária

Sabia que em 2015 registaram-se 122.800 acidentes de viação? 478 vítimas mortais, 2.206 feridos graves e 37.958 feridos ligeiros.
Fonte: ANSR – Autoridades Nacional de Segurança Rodoviária.

A seguir, indicamos-lhe 10 dicas essenciais para uma condução segura (Prevenção Rodoviária).
Ajude a evitar os acidentes na estrada!

1• Não use o telemóvel enquanto conduz.
Fazer ou receber uma chamada, mesmo usando um “kit mãos livres”, ou até enviar um SMS, irá distraí-lo/a da sua condução e poderá provocar um acidente.

2• Assegure-se de que os passageiros de trás também colocam o cinto de segurança.
Em caso de colisão, um passageiro traseiro sem cinto poderá morrer ou ficar gravemente ferido, ou ainda, poderá matar ou ferir gravemente o condutor ou um passageiro do assento dianteiro, em caso de projeção.

3• Não beba quando conduz.
Qualquer bebida alcoólica, mesmo que ingerida em quantidade reduzida, poderá prejudicar a sua condução. Por isso, seja um condutor seguro, não beba e conduza.

4• Reduza a velocidade.
A 60 km por hora aumenta a probabilidade de acidente do que a 50 km por hora.

5• Esteja atento às crianças na rua ou à saída das escolas.
Muitas vezes as crianças agem impulsivamente, por isso tenha ainda mais cuidado quando estiver perto de escolas, de paragens de autocarros e de zonas residenciais, onde poderão estar a brincar na rua.

6• Faça uma pausa se sentir cansaço.
O cansaço pensa-se ser um dos principais fatores em mais de 10% dos acidentes rodoviários. Planeie parar pelo menos 15 minutos a cada duas horas numa viagem longa.

7• Atenção aos peões e passadeiras.
Quando se aproximar de uma zona de travessia de peões reduza a velocidade e pare nas marcas indicadas na estrada, mantendo a devida distância de segurança.
Quando for peão e estiver numa situação de travessia em más condições de visibilidade/luz, ajude os condutores a visualizá-lo/a, vestindo roupas fluorescentes ou reflexivas.

8• Antecipe os perigos na estrada.
Observe e antecipe os outros condutores e pedestres, usando para o efeito os espelhos do seu veículo como auxiliares.

9• Use as cadeiras de bébé/criança indicados.
As cadeiras de bébé e das crianças devem corresponder ao indicado na lei, devendo ser corretamente colocadas e verificadas a cada viagem.

10• Mantenha a distância de segurança.
Deverá manter sempre dois segundos de distância do carro da frente. E, nos casos indicados nas marcas da estrada, deverá aumentar a distância.
O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

Fonte: AXA Prevenção